27/04/2015

Corte químico socorro!

       Eai gente? Quem me segue no Instagram (se não segue, ta esperando o que?)  sabe que recentemente eu tive um belo corte químico, sim eu estou desolada e fiquei desesperada quando vi o meu cabelo naquele estado, por isso vim falar sobre o assunto hoje e algumas coisas que ajudam (por experiencia própria ou de amigas). Então vamos lá:

cabelo elastico
Foto: Google

O que é corte químico?
  O corte químico é quando seus fios de cabelo se desestrutura, ou seja, perdem os nutrientes, fragilizam, quebram e caem. Esse corte químico pode ocorrer por varias situações as mais comuns são: Seu cabelo já estar fragilizado e não aguentar a química ou incompatibilidade química de dois componentes diferentes que não se misturam.
  Geralmente o cabelo fica elástico, parece chiclete molhado sabe? Extremamente poroso, ressecado, quebradiço e em vários casos (como foi no meu) mechas inteiras se rompem e caem. O cabelo fica bem duro, não dá para pentear, ele demora muito para secar e quando seco fica com a aparência de assolam (sim gente durinho durinho). O meu ficou assim, tirei foto tanto molhado quanto seco que é pra ver a diferença.

Foto: HurricaneStars


O que fazer? Como recuperar o cabelo?
Corte- Eu sei que essa parte assusta muita gente, mas em alguns casos é preciso! Mas não se desespere uma vez eu tive corte químico na parte debaixo do meu cabelo e consegui recuperar sem cortar, dessa vez eu não tive outra alternativa. Então tudo vai depender do estado do seu cabelo.

Reconstrução, hidratação e nutrição- Você vai precisar de muita reconstrução para devolver a queratina e a massa do fio, ela vai ajudar o cabelo e repor os nutrientes e ficar mais forte, de primeiro faça em casa ou em salão a cada 10/15 dias (depende do estado do seu cabelo), assim que sentir ele melhor pode fazer a cada 30 dias. A hidratação e nutrição você pode fazer uma vez por semana, se achar que é pouco pode fazer mais vezes, mas tome cuidado para não piorar a situação.

Cronograma capilar- Ta em duvida de como funciona as reconstruções, nutrições e hidratações? Tem um grupo lá no Facebook que explica direitinho a finalidade de cada uma e quais são os melhores produtos para as mesmas, você pode criar uma tabela intercalando uma com a outra para obter um melhor resultado e não saturar o cabelo de uma coisa só.
Uma ideia de cronograma ( se preferir crie o seu):

Use leave in- É bom para proteger o cabelo de maiores danos, assim evita que o sol, chuva, ar e etc piore o estado do seu cabelo. Eu uso o QK- Kiqui´s Leave-in Semi di Lino, o de vidro azul, ele é ótimo para proteger o cabelo e tem um cheiro maravilhoso!

Pare o secador e chapinha- Sim você vai ter que ficar um tempo sem usar assiduamente o secador e chapinha, pois eles esquentam demais e vão quebrar ainda mais os fios, a chapinha principalmente, se precisar usar o secador seque o cabelo todo primeiro (sem fazer escova/esticar) e depois modele o cabelo (ai você pode usar a escova mas vá com calma)


Dicas caseiras: 
Vinagre de maçã: Tem quem diga que vinagre de maça associado ao condicionador ou shampoo ajuda a recuperar o cabelo mais rápido, duas amigas minhas afirmaram que com elas foi o que salvou.
Receita: dois dedos de vinagre de maçã misturado ao condicionar ou shampoo.

Hidratação de maisena e café: Já outra amiga disse que fazia essas duas hidratações e que ajudava muito. Eu já fiz a de café, mas meu cabelo estava saudável e amei, super hidratou e deu brilho, porém não sei se nesse caso realmente ajuda
Café: 
1- Coe um pouco de café bem forte.
2- Espere esfriar
3- Misture com uma a duas colheres de creme
4- Se quiser pode por um óleo de Argan na mistura
5- Passe no cabelo, deixe agir por meia hora e retire.

Maisena:
1- Misture duas colheres de maisena com uma xícara de água
2- Leve ao fogo e misture até que engrosse
3- Adicione uma colher de creme
4- Adicione meia colher de Bepantol (opcional)
5- Passe no cabelo, espere 30 minutos e retire

Bepantol:
O Bepantol ajuda na renovação celular e por isso é um ótimo aliado apara os cabelos, você pode misturar uma colher de chá na sua hidratação, mas cuidado para não passar muito na  raiz, pois pode deixar o cabelo oleoso. Dou mais dicas de como usa-lo Aqui.


O que eu fiz?
Eu fiz em casa uma cauterização e depois uma hidratação e nenhum amenizou um pouco a situação, meu cabelo caia cada vez mais e embolava todo, era impossível pentear. Então fui a outro salão, aonde fizemos um SOS e cortamos a ponta em um dia e no outro dia cortamos bem mais e fizemos uma reposição hídrica. Agora consigo pentear meu cabelo e está um pouco mais maleável.  Ai com uma semana do corte químico, fiz uma hidratação em casa com creme repositor de massa e já deu para ver um resultado ótimo para pentear e etc. Vou fazer reconstrução acada quinze dias e nutrição e hidratação toda semana. 
Estou usando:
- Creme repositor de massa
- Queratina liquida
- Bepantol
- Shampoo hidratante
- Ampolas de vitaminas


- Leave in Qk

Como está o fio:
cabelo poroso
Foto: HurricaneStars


E como ficou o resultado final:
corte quimico
Foto: HurricaneStars


O Post ficou enorme! Mas é que eu tentei detalhar tudo para vocês, para que possam entender melhor e ajude na hora da recuperação, qualquer duvida deixa ai nos comentários!





19 comentários:

  1. Muito interessante o post. Nunca ocorreu comigo mas deve ser um drama quando acontece =/

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Deve ser horrível quando isso acontece, espero que seu cabelo se recupere a cada dia mais. Beijos
    www.lorenaaraujo.com

    ResponderExcluir
  3. Nunca tive corte químico, porém muitas vezes meu cabelo fica bem fragilizado também, amei as dicas =D
    Sexo, Fraldas e Rock'n Roll

    ResponderExcluir
  4. O meu estava super elástico, tinha medo de pentear e quebrar...
    Mas consegui recuperar usando apenas máscaras de hidratação com bepantol.
    Boa sorte com o seu, estou torcendo!
    Amei seu blog, estou seguindo ♥

    http://vidabeella.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que conseguiu! O meu foi só cortando mesmo.

      Excluir
  5. E eu já tive o cabelo elástico quando descoloria a parte de baixo e pintava, quase chorei de desespero. Felizmente existem vários produtos e tratamentos atuais para recuperar, mas na época não tive tanta sorte ): Lindo demais seu blog, bom conhecer ele, acompanharei! www.galadedali.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu nada adiantou só a tesoura ajudou :(

      Excluir
  6. Eu já tive que passar por um corte químico
    E não é nada legal :/ mas hoje em dia eu cuido bastante pra não precisar passar por isso de novo=)
    Hidrato sempre
    Beijos
    http://makeupdathai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Isso já aconteceu comigo e consegui recuperar graças ao cronograma capilar, o que foi ótimo pois naquele momento não queria cortar o cabelo. Ótimo post, super explicativo. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não queria cortar o meu, mas não tenho paciência pro cronograma ai cortei e to cuidando de uma parte que ficou e ainda ta bem zuada. E obrigada :)

      Excluir
  8. Eu tive corte químico mas estou recuperando, muita hidratação e zero chapinha. Meu cabelo já é liso, então ajuda, só tive corte químico por causa de uma decapagem dos fios que eu fiz na minha saga ruiva. Mas, o que você fez no seu cabelo pra ficar daquele jeito?

    ResponderExcluir
  9. Meninaaa, isso aconteceu comigo, fui inventar de alisar e descolorir o cabelo, já sabe né?! Não deu nem 2 minutos o meu cabelo começou a cair e podou toltamente! É horrível a sensação, o cabelo fica como elástico, qualquer coisa quebra!
    E por incrível que pareça usei todas essas suas receitinhas para cuidar do cabelo, exceto a hidratação de café!
    Ótimo post e ótima dicas <3
    Beijos!
    www.eagorafe.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso que aconteceu com vc foi igualzinho oq aconteceu comigo

      Excluir
    2. isso que aconteceu com vc foi igualzinho oq aconteceu comigo

      Excluir
  10. Nossa, seu post me salvou! Hoje mesmo começarei meu cronograma! Beijos! ❤️

    ResponderExcluir

Olá! Fique a vontade para comentar, sua opinião é muito importante para mim.
- Responderei e retribuirei todos os comentários assim que possível.
- Vou olhar seu blog e se eu gostar irei te seguir então não precisa comentar: "estou te seguindo, retribui?", esse tipo de comentário será ignorado.
- Não é permitido termos ofensivos ou abusivos, se você achou que de alguma forma o blog ou alguma postagem foi ofensiva por favor me encaminhe um e-mail.